Na tarde desta terça-feira, 7 de janeiro, foi realizada a Assembleia Extraordinária da Amau para eleição da nova diretoria para o ano de 2025 assim como a eleição do novo conselho fiscal. O encontro, realizado na sede da Amau, foi orientado pelo presidente da gestão 2024, Leandro Marcio Puton.
Conforme explicou Leandro, “a eleição se dá através de um acordo que tem dado certo nos últimos anos no intuito de poder manter a união que é fundamental para que se continue avançando nos interesses da região Alto Uruguai”. E sublinhou: “nos últimos anos nós conseguimos ter grandes conquistas porque tivemos dentro dessa casa uma relação muito direta, transparente, respeitando as posições e sempre buscando algo em conjunto em prol da região. Acesso asfáltico, defesa dos pequenos hospitais e do Santa Terezinha foram algumas das lutas da associação e que precisam continuar em pauta com os prefeitos em início de mandato para que se possa ter dentro desta casa o mesmo andamento que teve até hoje”.
O partido político que elege mais prefeitos na região tem a oportunidade de indicar o prefeito que será presidente da Amau no primeiro ano de mandato. O segundo partido com mais prefeitos indica o presidente do ano seguinte e assim segue sucessivamente pelos próximos anos.
Vannei Mafissoni, prefeito de Marcelino Ramos do partido MDB foi eleito o novo presidente da Amau. Em seu discurso, ele disse ter presenciado uma Amau muito unida nos últimos quatro anos. Falou da importância da associação aos novos prefeitos, uma vez que defende pautas da região. E citou como exemplo mais importante de todos o Hospital Santa Terezinha. “Dentro desta ótica proponho fazer uma unidade forte do norte gaúcho. Precisamos trazer para as nossas pautas a AMZOP (Associação dos Municípios da Zona da Produção) e AMUNOR (Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense), que são duas associações que utilizam o Santa Terezinha. Além de outras pautas como a ligação asfáltica, que já vem sendo trabalhada, e que continuará estando em nossas ações”.
Ele destacou também a vontade de alavancar o turismo regional, trazendo mais desenvolvimento para todo Alto Uruguai. Disse que conta com a união de todos os prefeitos para olharem na mesma direção. “Juntos teremos mais conquistas, pois dentro da Amau não existe partido político, mas sim o trabalho pelo progresso de todo Alto Uruguai”, finalizou.
Diretoria da Amau 2025
Presidente: Vannei Mafissoni – Marcelino Ramos
1º Vice-Presidente: Nilton Jose Valentini – Benjamin Constant do Sul
2º Vice-Presidente: Franciel Tiago Izyck – Barão de Cotegipe
Conselho Fiscal
Suzinei Schineider – Erval Grande
Andre Gazzoni – Cruzaltense
Valdemar Cibulski – Itatiba do Sul
Conselho Fiscal Suplente
James Ayres Torres – Faxinalzinho
Carlos Florencio Burille – Três Arroios
Eliezer Vagner Zanatta – Gaurama
Comentários