Brigada Militar realiza operação Piracema nos rios e barragens do interior do RS

A Operação Piracema visa combater a pesca predatória.

Brigada Militar realiza operação Piracema nos rios e barragens do interior do RS
3º BABM

   Neste fim de semana (28 e 29), a Brigada Militar, através de equipes do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou a Operação Piracema 2024/2025, em rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul

   No município de Aratiba, no Rio Uruguai, a equipe do 3º BABM, durante o patrulhamento embarcado, localizou 350 metros de redes de pesca inseridas, ilegalmente, no leito do rio. Ainda foram encontradas duas armadilhas do tipo gaiolas – que estavam inseridas nas águas para pesca predatória. Peixes que estavam vivos, presos nos petrechos, foram salvos e devolvidos ao ambiente aquático.

   Em Alpestre, houve patrulhamento aquático no Rio Uruguai, visando o combate à pesca ilegal.

   Já em Ronda Alta, na Barragem do Rio Passo Fundo, os policiais militares realizaram abordagens preventivas, vistoriando 32 embarcações que estavam na área alagada da Barragem. Na localidade de Capão Alto, um homem, natural de Constantina, foi flagrado com 42 anzóis com linhas de espera – material artesanal utilizado para a pesca ilegal. Diante do flagrante, o indivíduo foi autuado por crime ambiental.

   Na cidade de Nicolau Vergueiro, na Barragem de Ernestina, a equipe do 3º BABM flagrou uma embarcação com 50 metros de redes de pesca, do tipo “feiticeira” – petrecho extremamente predatório, pois possui diversas malhas sobrepostas para captura de peixes muito pequenos. O homem que estava no barco foi autuado, sendo apreendida a embarcação, conforme Termo de Apreensão.

   Em Iraí, a ação de fiscalização ocorreu, também, no Rio Uruguai. Durante a operação, um indivíduo foi flagrado retirando redes de pesca das águas. Com ele, também foram localizados espinhéis e 39 peixes vivos – das espécies conhecidas popularmente como Cascudo e Grumatã. O homem foi autuado, sendo apreendidos 180 metros de redes de pesca e 40 metros de espinhéis. Os peixes foram reinseridos no ambiente aquático.

   Para garantir o cumprimento da legislação, o Comando Ambiental da Brigada Militar segue atuando no policiamento ostensivo e na fiscalização nos rios, lagos, barragens, tendo como objetivo fiscalizar e coibir a prática da pesca ilegal e proteger a ictiofauna, para garantir que ocorra a piracema – período de reprodução e desova dos peixes.

*O período do defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2025

Fonte(s): Canal Dois
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

,