A Famurs promoveu na manhã desta quarta-feira (26/03) o evento “Mulheres que Transformam: liderança, impacto e protagonismo!”. Reunindo prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas, secretárias e gestoras municipais, o encontro alusivo ao mês das mulheres, discutiu o fortalecimento da presença feminina na política e na gestão pública.
Para abrir as discussões propostas no evento, a vice-presidente da Famurs, Márcia Tedesco, abordou o papel da mulher de sucesso e o seu impacto na sociedade. Contando sua trajetória na vida política e sua atuação até exercer por dois mandatos o cargo de prefeita de Balneário Pinhal, ela destacou a inteligência emocional das mulheres e a coragem, frisando que é preciso realizar um trabalho com habilidade e profissionalismo. Márcia também falou que é importante que as gestoras somem e colaborarem com a gestão pública, independente do cargo que ocupam. “Nunca vejam outra mulher como disputa e inimiga. Ninguém tira o brilho de ninguém”, afirmou a vice-presidente e ex-prefeita.
Abordando a conciliação da vida pessoal e política, a prefeita de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho, também palestrou no encontro. Ela, que trabalhou à frente das secretarias de Meio Ambiente e Saúde e foi a vereadora mais votada na Eleição de 2019, frisou a importância de se aproveitar as oportunidades e estudar para estar apta quando assumir novos postos e desafios. Em sua fala, Juliana reforçou que é preciso ter propósito e missão, mas, para isso, é preciso ter disciplina e dedicação. “É difícil parar uma mulher que sabe o que quer”, declarou ao contar a sua história na vida pública.
O evento também contou com a presença da diretora da Febracis RS, Vania Tomé, que abordou o tema liderança com foco em resultados. Ela provocou as gestoras a analisarem o que motiva e engaja seus liderados e que tudo é sobre como reagimos nas adversidades e que ações podemos tomar. Conforme Vania, para vencer as adversidades é preciso ter visão clara do futuro. “O nosso porque precisa estar claro. Quando estou ali sabendo que a minha missão é restaurar uma cidade, eu estou com uma visão certa”, ressaltou ao falar sobre a liderança inspiracional, que foca nos resultados e não nos desafios do trajeto. “O que nos move é qual o legado queremos deixar”, declarou.
O evento encerrou com uma palestra sobre comunicação intencional e eficaz. Ministrada pela jornalista e estrategista de conteúdo, Camila Batista, a apresentação abordou o impacto da comunicação verbal e não verbal, além das estratégias de comunicação digital. “Temos que ter intenção em tudo que fazemos, 93% da nossa comunicação é não verbal”, destacou ao dizer que uma mesma pessoa transmite múltiplas mensagens através de seu visual, vocal e verbal. Durante a apresentação, também trouxe dicas para melhorar a presença das gestoras nas redes sociais e como aumentar o engajamento.
A abertura do evento ainda contou com a presença da coordenadora-geral Vivian Garcia; dos superintendentes Cláudio Paranhos e Rogenio Cavalar; e do diretor de Assuntos Municipais, Antonio Jorge Slussaek
Comentários